101 NOVAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA O INTERIOR E LITORAL ATÉ 2017

A Sabesp segue trabalhando a todo vapor para garantir o saneamento em 311 municípios atendidos pela empresa no interior do Estado. De 2011 a 2015, 75 novas estações de tratamento de esgoto (ETEs) foram entregues. Atualmente, 26 estações estão sendo construídas, totalizando 101 novas unidades – incluindo as de três cidades do litoral, que, juntas, beneficiarão 1,6 milhão de pessoas.

Até junho de 2016, 98% do total de esgoto produzido nas sedes dos municípios do interior estará sendo tratado e, até julho do ano que vem, a previsão é que a universalização seja atingida. O valor do investimento nesses seis anos é da ordem de R$ 742 milhões. Boa parte dos municípios já tem algumas cidades universalizadas. Porém, o programa foca também no atendimento de distritos mais afastados das regiões urbanas.

Nesse pacote de ações, algumas estações se sobressaem, como a ETE Lavapés, que, após a ampliação, se tornou a maior do interior no Brasil. Relevante também são as 18 existentes na região do Médio Tietê, com dez já concluídas – Anhembi, duas em Boituva, Capela do Alto, Conchas, Dourado, duas em Laranjal Paulista, Águas de São Pedro e Salto de Pirapora – e oito em construção – Agudos, Alumínio, Anhembi (Pirambóia), Araçariguama, Botucatu, duas em São Roque e Cesário Lange.

Entre os diversos empreendimentos sendo executados, a estação de Pararangaba já está em pré-operação e vai elevar o índice de tratamento dos esgotos coletados de São José dos Campos para 97%. Em Alumínio, a previsão de conclusão é dezembro de 2016, beneficiando, de imediato, a metade da população do município.
A ETE Itararé, com vazão nominal de 138 litros por segundo, já está em fase de pré-operação, tratando parcialmente o esgoto coletado do município, enquanto as obras de afastamento são concluídas. Em Águas de São Pedro, a ETE compacta pré-fabricada já está em operação, aguardando somente a realização de obras civis complementares e serviços de urbanização para estar totalmente concluído.

Rolar para cima