Empresa afirma que não é responsável pelo problema; Sabesp diz que ajudou munícipe com reparo
“Recentemente, a Comgás abriu buracos nas calçadas para fazer a instalação de gás, mas agora está vazando água. A Comgás e a Sabesp jogam o problema uma para outra. Embaixo da minha calçada tem vazamento e é água de esgoto. Algum cano foi rompido no início da rua”, relatou a moradora Maria Amélia. “Já reclamei, mas não adiantou. O vazamento de água persiste na minha calçada”, ressaltou outro morador, que preferiu não se identificar.
A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informa que realizou obras de expansão da rede de gás natural na região, mas não tem responsabilidade sobre o vazamento de esgoto detectado na calçada. “Após análise realizada em parceria com a Sabesp, foi detectado que a ligação de esgoto estava obstruída, o que ocasionou o vazamento”, disse a empresa em nota.
A Sabesp afirma que vistoriou o local na terça-feira, 18, e encontrou um tijolo que obstruía a passagem de esgoto na caixa de inspeção do imóvel, o que é de responsabilidade do proprietário. “A Sabesp ajudou a cliente e retirou o tijolo, resolvendo o problema provisoriamente. A moradora foi orientada a refazer a caixa para que o vazamento não volte a acontecer”, disse a companhia.
Os moradores também estão receosos com a instalação de tubulação de gás na região. Eles temem que, assim como o vazamento de água, haja vazamento do produto caso algum cano se rompa. Sobre isso, a Comgás fala dos benefícios da rede de gás natural encanado para os clientes.
“(Há) fornecimento contínuo e ininterrupto, mais segurança (por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem), pagamento de acordo com o consumo, além de melhoria da mobilidade urbana por dispensar o uso de caminhões para entrega, e do meio ambiente por emitir menos poluentes na atmosfera”, descreve a companhia de gás.